domingo, 6 de novembro de 2011

O que são drogas teratogênicas?


Drogas teratogênicas são as drogas capazes de causar malformações no feto quando tomadas durante a gravidez, principalmente nas primeiras 10 semanas. Essas drogas são responsáveis por 2-3% de todas as malformações em bebês. Algumas substâncias teratogênicas são:

- Álcool: o bebê pode nascer com cirrose, demência;
- Nicotina: causando vaso constrição, portanto má formação nas extremidades;
- Uso de alguns tipos de antibióticos, afetando a organogênese = surgimento ou formação dos órgãos nos primeiros 3 meses de vida;
- Tinturas para cabelos: amônia presente afeta o sistema nervoso.


A maioria das mulheres grávidas faz uso de algum tipo de droga (medicamento ou drogas lícitas ou ilícitas). Os Centers for Disease Control and Prevention e a Organização Mundial da Saúde estimam que mais de 90% das mulheres grávidas fazem uso de medicamentos controlados ou de venda livre, drogas sociais (p.ex., tabaco e álcool) ou drogas ilícitas.

Os medicamentos e as drogas são responsáveis por 2 a 3% de todos os defeitos congênitos. A maioria dos outros defeitos congênitos tem causa hereditária, ambiental ou desconhecida. As drogas passam da mãe para o feto sobretudo basicamente através da placenta, a mesma via utilizada percorrida pelos nutrientes para o crescimento e desenvolvimento do feto.

Na placenta, as drogas e os nutrientes presentes no sangue da mãe atravessam uma membrana fina, a qual separa o sangue da mãe do sangue do feto. As drogas que uma mulher utiliza durante a gravidez podem afetar o feto de várias maneiras:
• Atuando diretamente sobre o feto, causando lesão, desenvolvimento anormal ou morte
• Alterando a função da placenta, geralmente contraindo os vasos sangüíneos e reduzindo a troca de oxigênio e nutrientes entre o feto e a mãe
• Causando contração forçada da musculatura uterina, lesando indiretamente o feto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário