domingo, 6 de novembro de 2011

Lábio leporino: tratamento

O tratamento indicado para o lábio leporino é mesmo a intervenção cirúrgica e a primeira cirurgia, a do lábio, pode ser feita entre três e seis meses de idade; a operação do palato pode ser feita entre 12 e 18 meses. A época ideal para cirurgia do lábio leporino vai depender, geralmente, de condições clínicas da criança, de aspectos morfológicos e funcionais.
Para que a criança não tenha refluxo de alimento pelo nariz até a cirurgia do palato, as mães são instruídas a desenvolver algumas técnicas de amamentação e alimentação para que o bebê consiga se desenvolver sem deficiências nutricionais.
O aleitamento materno além de ser muito importante para diversas outras coisas, é altamente recomendado para evitar as infecções, evitar a anemia e fortalecer os músculos da face e da boca do bebê.
Sem o tratamento adequado para o lábio leporino, podem surgir algumas graves conseqüências, que podem ser tanto patológicas, como perda da audição, problemas de fala e déficit nutricional, como também seqüelas psicológicas que envolvem desde o preconceito social até a rejeição por parte da familia da criança.
Por isso é sempre bom procurar orientação de todos os tipos, apoio de médicos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos. Com ajuda profissional tudo fica mais fácil de entender e de lidar e tanto pais quanto bebês podem viver saudavelmente e sem graves seqüelas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário