domingo, 6 de novembro de 2011

Lábio Lepurino

Lábio leporino, nome popular da fissura labiopalatal, é uma alteração congênita, ou seja, uma alteração que já nasce com o bebê, na qual ocorre o não fechamento do lábio e/ou do palato (fenda palatina) ainda durante a gestação.
A criança com lábio leporino nasce com uma abertura no lábio ou no palato, semelhante ao focinho fendido de uma lebre (daí o nome “leporino”). A fissura labial pode apresentar-se unilateralmente, quando atinge apenas um lado do lábio; ou bilateralmente, quando há aberturas dos dois lados.
Sua gravidade varia, indo desde apenas uma cicatriz labial, até uma fissura completa, quando atinge lábio e palato. Essas fissuras de palato geram comunicação entre a cavidade oral e a cavidade nasal. Não se sabe exatamente o que causa a fissura, mas sabe-se que a interação de vários fatores (genéticos e ambientais) podem levar ao aparecimento dessa alteração.
Quando a fenda atinge o palato (fenda palatina), existe um grande risco das crianças aspirarem o alimento, o que pode provocar, em certos casos, algumas infecções como otite e pneumonia. Além disso, outra doença que é bastante presente em caso de fissura é a anemia.
Graças a técnicas como a ultrassonografia, o lábio leporino pode ser diagnosticado ainda durante a gestação, o que permite que a correção seja feita logo após o parto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário